sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Ser ou não ser, ter ou não ter razão...

Como estudiosos diriam, a razão é o conjunto de operações mentais que permitem aprender e dotar de significado elementos da realidade. Mas a podemos definir simplismente como a faculdade de avaliar, julgar ideias universais.
O que você é hoje, é tudo que você acredita. Você pode ser julgado como louco por perdoar alguém que tanto o maculou, ou totalmente sensato por matar o mesmo, dependendo da visão crítica do juiz, obtida pelos conhecimentos e crenças dele. São poucas as coisas das quais temos certeza, mas elas existem. Portanto é irrelevante dizer: "Só sei que nada sei", pois todos somos dotados de juízo. Como exemplo, podemos afirmar que pra tudo existe uma razão, o que é verossímil. Mas nunca devemos ousar em dizer que temos conhecimento de tudo.
Assim, como o pisiquiatra Augusto Cury costuma dizer, existem dois tipos de inteligência: a inferior e a superior. A inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe, e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência do que não sabe.

Logo, podemos concluir que no mundo sempre haverá dúvidas, o "eu não sei". E nunca haverá de fato "a " razão.

2 comentários:

Inês Gabriela A. disse...

Olá,
É bastante impossível ter conhecimento de tudo, por isso amo a filosofia, nos faz refletir e pensar sobre coisas tão simples e ao mesmo tempo tão importantes.
Beijos.
Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

Aromaterapia disse...

Gostei do texto, meu ponto de vista é : Nós não sabemos de nada haha Nem o mais especialista , nem o expert, acho que tudo muda a todo o tempo, e sempre temos que aprender coisas novas a cada momento.
http://geoaraujoand.blogspot.com.br/